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caminhos percussivos

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Metodologia:


Promover no encontro integração e interação entre os/as participantes, utilizando método criado pelo autor do Projeto, a partir de suas práticas e vivências com metodologias como “O Passo” de Lucas Ciavatta, Le Rythme, La Musique et L'Education,de Emile Jacques Dalcroze.
Os métodos utilizados no processo trazem uma série de exercícios corporais, aquecimento e interiorização do pulso e ritmo pelo uso das mãos, pés e voz.
Apresentação dos instrumentos e dos ritmos musicais a partir de técnicas de golpear, passando por seus derivados sotaques.


Público Alvo: 


Professores/as das redes de ensino, educadores/as sociais e artísticos/as, estudantes, músicos/as e público em geral.


Instrumentos: 


Corpo humano, tamborim, pandeiro, repique, surdo, cuíca, atabaque, xequerê, agogô, apito, frigideira, anel, tantã, alfaia, zabumba, reco-reco.
Cada participante precisa trazer o seu instrumento.

O presente trabalho tem a finalidade de servir como ferramenta instrumentalizadora para a efetivação das Leis de
Obrigatoriedade do Ensino de Música nas Escolas de Ensino Básico (Lei 11.769/08) e a de Obrigatoriedade da História Africana e Afro-Brasileira e Indígena (Lei 10639/03). Dessa forma, busca con
tribuir e dialogar com a Educação através do Projeto “Caminhos Percussivos”.


Objetivo: 


1- Difundir e valorizar a cultura brasileira, a partir da apresentação das diferenças de ritmos musicais, dos gêneros musicais e dos sotaques musicais;
2- Reconhecer as manifestações culturais como parte integrante e fundamental na formação cultural do povo brasileiro através da análise das origens da percussão brasileira;
3- Contextualizar os instrumentos de percussão brasileira, tendo o Samba como célula mãe desse processo criativo em seus “Caminhos Percussivos”.

 

Carga horária:


A combinar

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