top of page

CLIPPING

Marcelo Amaro exalta herança cultural africana, através do samba, no quarto álbum

Por Mauro Ferreira

Jornalista carioca que escreve sobre música desde 1987, com passagens em 'O Globo' e 'Bizz'. Faz um guia para todas as tribos

♪ Dois anos após lançar Afro-gaúcho (2021), álbum autoral em que deu visibilidade ao negro e ao som do sul do Brasil, o cantor, compositor, percussionista e produtor Marcelo Amaro lança o quarto álbum, Sambáfrica, em 29 de setembro, com capa que expõe o artista em foto de Cris Vicente com arte de Didi Assis.

Marcelo Amaro lança EP “Afrogaúcho”

O terceiro álbum de Marcelo Amaro, cantor, compositor, percussionista porto-alegrense radicado no Rio de Janeiro há 20 anos, intitulado de Afrogaúcho será lançado nas plataformas digitais no dia 10 de setembro, com distribuição digital pela OneRpm/br. 

O disco físico terá lançamento no dia 20 de novembro, e estará à venda nas redes sociais e no site do artista. O nome do álbum Afrogaúcho surge da leitura do livro A Invisibilidade do Negro No Sul do Brasil – Invisibilidade e Territorialidade, anos depois Marcelo Amaro compõe a música Afrogaúcho, em parceria com Mamau de Castro e Dona Conceição. 

Marcelo Amaro lança terceiro álbum musical com temática afro-gaúcha

O nome do álbum surgiu da leitura do livro A Invisibilidade do Negro no Sul do Brasil – Invisibilidade e territorialidade, organizado pela antropóloga Ilka Boaventura, em 1996. Anos depois Marcelo Amaro compõe a música Afro-gaúcho, em parceria com Mamau de Castro e Dona Conceição.

O projeto carrega no seu conceito musical diálogos de sotaques sonoros do Brasil, tendo a instrumentação do samba urbano carioca como base, entrelaçados aos tambores da Congada do Maçambique, do grande tambor de Sopapo e dos tambores do Mundo.

bottom of page