top of page

discografia

sambáfrica

O álbum SAMBÁFRICA que já está nas plataformas exalta o Continente africano e narra o lugar de fala do afro-gaúcho, batuqueiro, percussionista, cantor, compositor, produtor e educador musical Marcelo Amaro. 

O projeto surge através de estudos e pesquisas sobre a origem da palavra e do gênero musical Samba. De origem no continente africano. 

A palavra Samba é nome e/ou sobrenome em países como Senegal e Guiné Conakry, ambos situados na África do Oeste, fazem parte grupo étnico-linguístico Malinke. Já o gênero musical,
pesquisadores afirmam que o Samba é oriundo 
do Semba, o qual significado é umbigar, na língua Umbundo grupo étnico-linguístico Bantu, ainda no antigo reino Congo/Angola. 

A produção musical de SAMBÁFRICA, primorosa, está a cargo de Daniel Delavusca e Tuti Rodrigues.

7.png
AFROGAÚCHO

O terceiro álbum do cantor, compositor, percussionista e arte-educador, Porto-Alegrense radicado no Rio de Janeiro há 20 anos, Marcelo Amaro, intitulado de AFROGAÚCHO, cujo o nome do álbum AFROGAÚCHO surge da leitura do livro A INVISIBILIDADE DO NEGRO NO SUL DO BRASIL - INVISIBILIDADE E TERRITORIALIDADE, anos depois Marcelo Amaro compõe a música Afrogaúcho, em parceria com Mamau de Castro e Dona Conceição.
Com arranjos musicais de Daniel Delavusca, o projeto carrega no seu conceito musical diálogos de sotaques sonoros do Brasil, tendo a instrumentação do samba urbano carioca como base, entrelaçados aos tambores da Congada do Maçambique, o grande tambor de Sopapo e os tambores do Mundo.

AFROGAÚCHO instiga a uma viagem musical do universo afro-sulista ao continente africano, com dez faixas inéditas, onde Amaro declara homenagens as suas raízes familiares e afetivas, aos Quilombos de todo Brasil, ao Rio de Janeiro, sua segunda cidade, ao Quilombo do Morro Alto e Pelotas (Satolep). 

9.png
viva a percussão

Marcelo Amaro celebra percussão brasileira e suas raízes ancestrais em segundo disco Viva a Percussão é o segundo EP do músico e foi gravado em Porto Alegre, sua cidade natal.

O compositor e percussionista gaúcho, Marcelo Amaro, acaba de lançar o segundo EP de sua discografia: Viva a Percussão. O ano de 2018 foi muito produtivo para Amaro, que, após lançar o seu primeiro videoclipe oficial para a música "I Love You Mangueira", e os singles "Batuque" e "O Amor Conduz", chega agira com Viva a Percussão, trabalho com seis músicas autorais com os pés fincados nas influências mais ancestrais do cantor.

"A proposta musical do álbum Viva a Percussão é traçar um diálogo percussivo a partir do samba, célula mãe da música brasileira, e suas origens com os ritmos mais emblemáticos do Brasil e do continente africano", conclui Amaro.

10.png
banquete

“Banquete” é o primeiro álbum do Marcelo Amaro e é um belo presente aos amantes do samba!
Ao escutar este álbum a gente sente o cheiro da cozinha e a“joie de vivre” da cultura brasileira. Quem conhece sabe que se prepara o feijão com temperos específicos, ingredientes ao gosto dos degustadores, um cuidado na temperatura para não perder os nutrientes e muito menos queimá-los.

Para a gravação em sua cidade natal, reuniu grandes músicos junto ao produtor musical Tuti Rodrigues e escolheram um repertório autoral e inédito com a participação especial do Serginho Moah.

O álbum vem mostrar a valorização da contribuição do povo afro-brasileiro na música, sua cultura, seus costumes, encantos e mandingas. Viva a economia criativa que permite hoje ao artista escolher seu caminho a seguir e o público agradece. Este EP é o resultado da apropriação das vivências de seus 23 anos de carreira que permitiu ao artista Marcelo dar significado a sua obra que já iniciou desde os tempos de menino quando transformava as panelas da sua mãe em sonoros instrumentos de percussão.

bottom of page